PROJETO BRAVA NORTE: Preservação, infraestrutura e lazer

30 de novembro de 2023

BRAVA NORTE: Projeto de revitalização irá transformar a região em um polo turístico de referência

O projeto de revitalização da Praia Brava Norte em Itajaí é uma iniciativa que visa transformar a região em um destino turístico sustentável, valorizando o meio ambiente e a economia local. A proposta, elaborada pela Associação de Moradores e Proprietários da Praia Brava (APROBRAVA), contempla a criação de três parques: o Parque Natural Municipal do Canto do Morcego, o Parque Linear da Lagoa do Cassino e o Parque Linear da Orla, além da recuperação da restinga, a melhoria da infraestrutura e a implantação de equipamentos de lazer e esporte.

A ideia de implantação dos parques vem como uma alternativa à proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Orla de Itajaí, reduzindo burocracias e insegurança jurídica que poderiam ser causadas pela implantação de uma APA.

A revitalização da Praia Brava Norte será benéfica para o desenvolvimento da cidade de Itajaí, pois contribui para a preservação da biodiversidade, a promoção da qualidade de vida, a geração de emprego e renda, a atração de investimentos e a valorização imobiliária. Segundo dados de janeiro de 2023 do Índice FipeZap, o preço do metro quadrado na região cresceu 15,76% nos últimos 12 meses, mostrando o potencial do mercado imobiliário local.

O projeto de revitalização também é vantajoso para a mobilidade e a conectividade da região, pois será complementado por outras obras que irão melhorar o acesso e o transporte entre a Praia Brava e as cidades vizinhas. Uma delas é o binário entre Balneário Camboriú e Itajaí, que prevê uma nova via de acesso entre as duas cidades, desafogando o trânsito na Av. Osvaldo Reis. Outra é o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, que irá facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Navegantes, que fica a apenas 15 km da Praia Brava.

Portanto, o projeto de revitalização da Praia Brava Norte em Itajaí é uma proposta que merece ser apoiada e implementada, pois traz benefícios ambientais, sociais e econômicos para a região, tornando-a um exemplo de urbanização sustentável e um polo turístico de referência.


Os projetos conceituais foram executados pelos escritórios JA8 (participação na elaboração do projeto do Boulevard 14/32) e Hanasaki Paisagismo