17 de fevereiro de 2024

Indústria e agronegócio lideram lista de investidores neste início de ano

O setor imobiliário entrou no ano com o pé direito, com tendência de baixa nos juros e inflação estável. Em SC, que concentra o mercado mais disputado do país, 2024 começou com recorde: nas quatro primeiras semanas do ano, em janeiro, um único corretor vendeu R$ 48 milhões em imóveis de alto padrão em Balneário Camboriú.

Os principais compradores foram da indústria, do agronegócio e das áreas de saúde e Judiciário, vindos de diversos estados brasileiros. O Rio Grande do Sul e o Paraná foram destaque – os gaúchos fecharam 50% das vendas nos primeiros 20 dias do ano.

Entre os imóveis mais procurados, destaque para apartamentos com 200 a 300 metros quadrados privativos, com quatro a cinco suítes.

Bruno Cassola, consultor imobiliário que alcançou o resultado, diz que o valor representa 70% a mais que o mesmo período de 2023. Mesmo com a avaliação de que se trata de um volume de negociações “fora da curva”, a previsão para 2024 é otimista: ele espera que o ano termine com mais de R$100 milhões em negócios fechados.

– Começamos 2024 com um número recorde de vendas e acreditamos que este volume se manterá elevado durante o ano, principalmente pelo fato da cidade viver na iminência de uma nova onda de valorização imobiliária decorrente do início das obras da nova orla, que já é considerada a maior obra de reurbanização do país e deve fazer com que os imóveis frente mar tenham uma expressiva valorização nos próximos anos – afirma.  

Segundo Cassola, as vendas devem seguir em ascensão em 2024. Uma das justificativas é a intenção de compra, que se mantém em alta. Segundo pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, 39% dos brasileiros têm intenção de comprar um imóvel.

– Esse comportamento deve aumentar a sensação de escassez, já que em 2023 tivemos menos lançamentos e mais vendas de estoque. Além disso, aliado à diminuição na inflação temos previsão de queda da Selic, que reduz a rentabilidade de alguns investimentos, como é o caso da renda fixa, e pode contribuir para uma migração mais forte para o mercado imobiliário.

Segundo ele, isso significa que uma parcela maior de potenciais compradores, que antes estavam indecisos ou adiando a aquisição de um imóvel, poderão optar por esse tipo de investimento que gera uma rentabilidade de 30% até 50% em um ano, dependendo da localização.

– É o caso de Balneário Camboriú, que valoriza cerca de 20% ao ano, segundo Índice FipeZap. Porém, esse índice é resultado de uma média que avalia todos os bairros da cidade, incluindo áreas mais afastadas e não turísticas. Ou seja, no caso de imóveis novos frente mar ultrapassa essa valorização.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/corretor-de-imoveis-vende-r-48-milhoes-em-apenas-um-mes-em-balneario-camboriu