Última casa de madeira de Balneário Camboriú começa a ser demolida

27 de abril de 2024

Alvará de demolição já havia sido expedido pela prefeitura no ano passado, mas aguardava a aprovação do projeto do edifício


A mais antiga casa da Avenida Atlântica, o endereço mais caro de Balneario Camboriú, começará a ser demolida. Nos últimos dias, a casinha de madeira, branca e vermelha, que fez parte da paisagem por mais de 60 anos, foi coberta por tapumes.

O alvará de demolição já havia sido expedido pela prefeitura no ano passado, mas aguardava a aprovação do projeto do edifício. Por decisão dos proprietários, a casinha teve direito a uma última temporada de verão em frente ao mar. No terreno, será construído um prédio de 12 andares.

Ao longo dos anos, o contraste entre a simplicidade da antiga construção de madeira e os novos arranha-céus ao redor, que a “engoliram”, fizeram da casa um atrativo turístico. Era comum ver turistas fotografando a “casinha da vovó” em meio aos prédios gigantescos.

Construída em 1956, a casa em frente ao mar foi comprada por uma família de Itajaí, na década de 1970, que pediu para ter o nome omitido. O patriarca, hoje já falecido, falou à coluna em 2012 sobre sua pequena joia à beira-mar. Saudoso, lembrou de quando a Avenida Atlântica não passava de uma estreita e esburacada estrada de terra, e os terrenos – hoje ocupados por alguns dos maiores edifícios da América Latina – eram povoados de lagartos.

Os anos passaram, e a maioria dos vizinhos trocou os terrenos por apartamentos. Mas os donos da casinha resistiam ao assédio de construtores e corretores de imóveis. Até que foram convencidos por uma oferta de permuta.

Os herdeiros são discretos e não gostam de falar sobre a casa. Mas, no ano passado, um dos filhos do patriarca disse à coluna que ficarão as boas lembranças:

– Temos excelentes lembranças, memórias que vamos cultivar. A casa foi muito bem aproveitada.

Fontes: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/ultima-casa-de-madeira-de-balneario-camboriu-comeca-a-ser-demolida

https://globoplay.globo.com/v/12530518/

TRIUMPH TOWER | Balneário Camboriú

25 de abril de 2024

O maior empreendimento residencial do mundo terá 154 andares, mais de 500 metros de altura e será um novo marco para a construção civil em Balneário Camboriú.

O ousado projeto do Tripumph Tower, cujo protocolo de aprovação já está em andamento na Prefeitura de Balneário Camboriú, é uma parceria entre a construtora FG Empreendimentos e o empresário Luciano Hang, co-fundador e proprietário de uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil, a Havan.

O arranha-céu ocupará o terreno onde, hoje, encontra-se a última casa disponível na disputada Avenida Atlântica - de frente para o mar, na Barra Sul. Segundo informações da Veja, a propriedade foi vendida à Hang por algumas centenas de milhões de reais, consolidando seu título de um dos maiores proprietários de terras de Balneário Camboriú e um dos homens mais ricos do Brasil, eleito pela revista Forbes. Além do terreno adquirido recentemente, uma outra área ao lado, já de propriedade da construtora, também deverá ser utilizada para a edificação da nova megaconstrução, somando uma área total construída de 134.036,21 m². As informações protocoladas sugerem que o empreendimento terá 509 metros de altura, 154 pavimentos e 233 apartamentos - do alto da torre, será possível avistar todas as praias próximas da região.

 

Devido ao enorme grau de complexidade do projeto e por se tratar de um arranha-céu com aproximadamente o dobro do tamanho dos prédios já existentes no entorno, exigirá um tempo considerável de estudo e planejamento, além de altos custos envolvidos, que provavelmente ultrapassarão o orçamento de R$1 bilhão de reais, cujo VGV (Valor Geral de Vendas) deverá girar em torno de R$5 bilhões de reais. Informações sobre a data de lançamento e maiores detalhes estão sendo preservados com elevado nível de sigilo e ainda não foram divulgados. As informações oficiais devem ser divulgadas apenas quando a construtora realizar o lançamento.

(Há rumores de que o residencial receberá a assinatura da marca mundialmente famosa.

 

Informações do futuro empreendimento:

 

  • Prédio residencial mais alto do mundo;

  • 2º maior prédio no mundo com relação ao número de pavimentos;

  • 509 metros de altura;

  • 154 pavimentos;

  • 233 apartamentos, sendo 3 triplex com 1.500 m² de área total;

  • 488 vagas de garagens privativas.

  • 2 apartamentos tipo por andar

  • Localização de frente para o mar



Investir em Balneário Camboriú já rende mais do que na Bolsa

10 de abril de 2024

A rentabilidade tem tornado o investimento em imóveis em Balneário Camboriú competitivo – e mais vantajoso – do que outros modelos tradicionais de investimento ao longo dos últimos anos. Os imóveis na Dubai Brasileira geraram rentabilidade de 71,1% nos últimos quatro anos, segundo o índice FipeZap+.

No mesmo período, a renda fixa (CDB) rendeu 25,4%. As ações Ibovespa ficaram em 47,5%, e os fundos imobiliários (IFIX) trouxeram ganho de 47,6%.

Todos estão acima da média, de acordo com levantamento realizado pelo especialista em mercado imobiliário de alto padrão, Bruno Cassola. Mas, segundo ele, com a Selic em queda, a renda fixa ficou menos atrativa para os investidores, que optaram por migrar para o mercado imobiliário.

– Até o fim de 2024 a Selic deve se manter em baixa, chegando a 9,25% e tornando ainda mais vantajosos os investimentos em imóveis – avalia.

Um dos grandes diferenciais do mercado imobiliário de Balneário Camboriú é a liquidez. A escassez de imóveis frente mar, onde está o “filé” dos apartamentos de altíssimo padrão, os preferidos dos investidores, faz com que a procura seja maior do que a oferta – o que provoca uma valorização orgânica, especialmente dos novos lançamentos.

Isso diferencia a cidade de outros mercados emergentes, mesmo em Santa Catarina, que têm ganhado espaço na lista do metro quadrado mais caro do país.

– Investir em um imóvel é uma excelente opção para se proteger da volatilidade da renda variável, pois é um tipo de ativo de baixo risco que combina segurança e rentabilidades de médio e longo prazo – diz Cassola.

Ainda de acordo com o especialista, fatores externos de infraestrutura ajudam a projetar rendimento a longo prazo.

– Nossos clientes e investidores confiam e sabem que os imóveis em Balneário Camboriú sempre valorizam de maneira atrativa. Essa rentabilidade chegou a superar outras formas de investimentos nos últimos anos, graças a grandes investimentos na infraestrutura e segurança, que elevaram ainda mais os níveis de qualidade de vida na cidade”, explica.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/investir-em-balneario-camboriu-rende-mais-do-que-na-bolsa